Subiu para nove o número de mortos em Angra dos Reis em consequência da febre amarela. Os dados foram divulgados na noite desta quarta, 21, pela secretaria de Estado de Saúde e confirmam que Angra continua sendo a líder em mortes por causa da doença. A taxa de letalidade do vírus na cidade também impressiona, chegando a 65% dos 14 infectados até agora. Desde a segunda-feira, 19, morreram uma adolescente de 13 anos e um artesão de origem chilena que passava uma temporada na Ilha Grande. Todos os casos em Angra estão relacionados com a ilha. Um turista argentino que passou temporada na localidade também regressou ao seu país com a doença.

Em todo o Rio de Janeiro, a secretaria de Estado de Saúde (SES) afirma que houve 82 casos da doença com 37 mortes (taxa de letalidade neste caso de 45%). Angra tem menos casos que Valença (18) e dois a mais que Teresópolis (12). Em ambos os municípios, porém, o número de óbitos foi menor: seis em cada cidade.

Sobre o relato de que haveria sub notificações, ou seja, casos em número maior que os relatados pelas autoridades, a diferença pode estar no tempo de realização dos exames de comprovação, que são feitos na cidade do Rio de Janeiro pela SES. Em nota enviada à Imprensa na tarde de hoje, 21, a prefeitura de Angra negou que haja ocultação de dados e desacreditou inclusive informações veiculadas pela vereadora Titi Brasil (MDB), de que haveria 22 casos da doença na cidade. Titi alega ter ouvido a informação do diretor do Hospital Geral da Japuíba (HGJ), Sebastião Faria. Mais do que justificar-se, a secretaria municipal de Saúde garante que monitora os casos da doença desde 2017, tanto em humanos como em animais (macacos). O primeiro caso animal foi em 2 de fevereiro, seguido da confirmação de uma vítima também humana, um morador da praia do Provetá, na Ilha Grande.

— Todos os casos suspeitos estão sendo conduzidos de acordo com o protocolo estadual de assistência médica, com acompanhamento através de exames laboratoriais e solicitação de vaga em hospitais de referência na cidade do Rio de Janeiro (…). Embora não haja confirmação de casos no continente (de Angra), em Mangaratiba e Paraty foram confirmados casos em macacos, sendo certo que o vírus está circulando no continente — diz a prefeitura angrense.

A vacinação é a forma mais adequada de prevenção da doença, diz o município. Até hoje 70,5% da população alvo já foi vacinada. Na Ilha Grande, a cobertura ultrapassaria 98% da população, segundo a secretaria municipal de Saúde. A meta é vacinar 100% da população com indicação para a vacina. A secretaria de Saúde de Angra alerta para que pessoas que ainda não tenham sido vacinadas ou que receberam a imunização há menos de 10 dias evitem a Ilha Grande e os locais de matas e cachoeiras. A medida é para evitar o contágio. Os postos e locais de vacinação em Angra estão disponíveis no endereço da prefeitura de Angra.

Foto: Divulgação / PMP

Siga-nos no Facebook e acompanhe as notícias de Angra dos Reis e Paraty.

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba em casa a nossa edição impressa. Clique aqui e saiba como.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome