Projeto que contempla diversas atividades artísticas, integrando linguagens como cinema, música, artes visuais, artes cênicas e literatura, o Maré das Artes, em 2019, vai projetar no telão do Sesc Paraty – Unidade Sesc Santa Rita – os filmes da mostra CineSesc Pipoca, numa programação voltada para jovens e crianças. A mostra acontece entre os dias 1 a 12 de fevereiro, com sessões sempre às 16h.

Os adultos também não foram esquecidos. Nos mesmos dias, mas um pouco mais tarde, às 19h, serão exibidos os filmes da Mostra CineSesc Cinema Nacional, oferecendo uma programação especial com filmes nacionais, com o objetivo de apresentar a recente produção cinematográfica brasileira.

Para finalizar a maré de filmes, o Sesc Paraty fará uma homenagem ao cineasta sueco Ingmar Bergman. De 22 de fevereiro a 21 de março, o público poderá assistir aos filmes do diretor responsável por grandes obras não só da sétima arte, mas também da cultura mundial do século 20. Produções como “O Sétimo Selo”, “Morangos Silvestres”, “Face a Face”, “Vergonha” e “Persona” fazem parte da filmografia do diretor e serão exibidas gratuitamente no Maré das Artes 2019.

A Mostra CineSesc no Maré das Artes 2109 acontece entre 1º de fevereiro e 21 de março, na sala de cinema da unidade Sesc Santa Rita (Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico – capacidade: 25 lugares). A entrada é gratuita, e as senhas para assistir aos filmes serão distribuídas com 30 minutos de antecedência. Confira toda a programação:

Mostra Cine Sesc Pipoca De 1 a 12 de fevereiro, às 16h

1 e 2/02, sexta-feira e sábado, 16h – “Abril e o Mundo extraordinário”, de Christian Desmares, Franck Ekinci – Classificação Indicativa Livre
Na França, ainda em um estado atrasado de desenvolvimento, pessoas desaparecem misteriosamente sem que ninguém saiba por qual motivo. As coisas mudam quando os pais de Avril, dois cientistas, somem e a filha decide ir à procura deles.

3 e 5/02, domingo e terça-feira, 16h – “Nossa irmã mais nova”, de Hirokazu Koreeda – Classificação Indicativa 10 anos
Apesar de não verem o pai há muito tempo, três irmãs de vinte e poucos anos resolvem ir ao enterro dele. Lá, elas descobrem que também têm uma meia-irmã adolescente e a convidam para ir morar com elas na cidade litorânea de Kamakura. Com o passar dos dias, a presença da garota as leva a enfrentar profundas reflexões sobre suas vidas e o significado dos laços familiares, o que muda completamente a vida de todas.

6 e 7/02, quarta e quinta-feira, 16h – “O Castelo no céu”, Hayao Miyazaki – Classificação Indicativa Livre
A jovem órfã Sheeta e seu sequestrador, coronel Muska, estão voando para uma prisão militar quando sua aeronave é atacada por uma gangue de piratas aéreos liderados por Dola. Escapando da colisão no ar através de um cristal mágico em seu pescoço, Sheeta conhece o também órfao Pazu. Juntos, tentam descobrir a cidade mística flutuante de Laputa, enquanto são perseguidos por Muska e os piratas, que cobiçam o tesouro da cidade.

8 e 9/02, sexta-feira e sábado, 16h – “O serviço de entregas da Kiki”, de Hayao Miyazaki – Classificação Indicativa Livre
Por ordem de sua mãe, Kiki parte para um aprendizado de um ano, acompanhada por seu gato preto. A um comando de sua vassoura mágica, ela vai parar na charmosa cidadezinha de Moreoastal. Infelizmente, os hotéis locais não aceitam bruxas e a polícia a flagra fazendo algumas travessuras.

10 e 12/02, domingo e terça-feira, 16h – “Porco Rosso”, de Hayao Miyazaki – Classificação Indicativa Livre
Costa do Mar Adriático, início dos anos 30. Marco Porcellino, mais conhecido como Porco Rosso, é um aviador caçador de recompensas que luta contra piratas aéreos. Cansados de serem derrotados por Porco, os piratas se unem e contratam um piloto americano para duelar com ele.

Mostra CineSesc de Cinema Nacional – de 1 a 12 de fevereiro, às 19h

1 e 2/02, sexta-feira e sábado, 19h – “Cinema Novo”, de Eryk Rocha – Classificação Indicativa 12 anos
O filme mostra a revolução estética, de linguagem e conceitual promovida pelos diretores que fizeram parte do Cinema Novo, movimento que mudou a forma de se fazer cinema no Brasil.

3 e 5/02, domingo e terça-feira, 19h – “Campo Grande”, de Sandra Kogut – Classificação Indicativa 10 anos
Duas pequenas crianças, Rayane e Ygor, são deixadas na porta da casa de Regina, moradora de um bairro de alto padrão. Ela pensa em levá-los ao orfanato, mas é convencida pela filha adolescente de deixá-los passar a noite. Assustados com a imensidão da casa, os dois ficam juntos e Regina percebe que eles só possuem um ao outro. Decidida a ajudá-los a encontrar sua família, Regina tem contato com um mundo que não conhecia.

6 e 7/02, quarta e quinta-feira, 19h – “O Silêncio do Céu”, de Marco Dutra – Classificação Indicativa 16 anos
Diana carrega consigo o grande trauma de ter sido vítima de um estupro dentro de sua própria residência. Entretanto, ela prefere esconder o caso e não contar para ninguém. Mario, seu marido, também tem seus próprios segredos – mistérios que, ocultos, estão matando aos poucos a relação do casal.

8 e 9/02, sexta-feira e sábado, 19h – “Sinfonia da Necrópole”, de Juliana Rojas – Classificação Indicativa 10 anos
Deodato é um aprendiz de coveiro pouco animado com o ofício. A paixão por Jaqueline, funcionária do serviço funerário, o impede de pedir demissão, mas estranhos eventos abalam seu estado psicológico.

10 e 12/02, domingo e terça-feira, 19h – “O Signo das tetas”, de Frederico Machado – Classificação Indicativa 16 anos
Um homem, que vive entre a loucura e a razão, está em busca do seu passado. Ele decide, então, viajar pelas estradas do interior do Brasil, até que encontra um possível caminho para refazer sua vida e sua salvação.

Mostra CineSesc Ingmar Bergman – De 22 de fevereiro a 21 de março, às 19h.

22 de fevereiro, sexta-feira, 19h – “O Sétimo Selo” (1956) – 12 anos
Após dez anos, um cavaleiro retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela Peste Negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e, enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com ela ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.

26 de fevereiro, terça-feira, 19h – “Morangos Silvestres” (1957) – 10 anos
O rabugento médico aposentado Isak Borg viaja de Estocolmo para Lund, na Suécia, com sua nora grávida e infeliz, Marianne, para receber um diploma honorário da universidade onde estudou. Ao longo do caminho, eles cruzam com uma série de caroneiros, cada um deles fazendo com que o médico idoso reflita sobre os prazeres e as falhas de sua própria vida, incluindo a vivaz jovem Sara, que se parece muito com o próprio primeiro amor do médico.

01 de março, sexta-feira, 19h – “Persona” (1966) – 18 anos
Uma atriz teatral de sucesso sofre uma crise emocional e para de falar. Uma enfermeira é designada a cuidar dela em uma casa reclusa, perto da praia, onde as duas permanecem sozinhas. Para quebrar o silêncio, a enfermeira começa a falar incessantemente, narrando diversos episódios relevantes de sua vida, mas quando descobre que a atriz usa seus depoimentos como fonte de análise, a cumplicidade entre as duas se transforma em embate.

07 de março, quinta-feira, 19h – “Vergonha” (1968) – 16 anos
Em meio a uma guerra civil na região báltica, um casal de violinistas que se dizem apolíticos vivem isolados em uma ilha, onde sustentam-se com o cultivo e a venda de produtos da terra. Essa vida alienada acaba quando um grupo de soldados invade a ilha, que responde criando um movimento de guerrilha. A partir desse momento, eles não poderão ficar mais alheios a tudo que acontece, e terão que lidar com as misérias, a destruição e os horrores da guerra.

08 de março, sexta-feira, 19h – “A hora do lobo” (1968) – 18 anos
Um pintor e sua esposa vão morar em uma ilha afastada de tudo e conhecem um misterioso grupo de pessoas que passam a trazer angústias ainda maiores à vida do casal, que já estava atormentado pelos pesadelos do pintor e por conflitos psicológicos. Durante a hora do lobo, entre a meia-noite e a aurora, ele conta para sua esposa suas memórias mais dolorosas, e começa a questionar a própria lucidez.

12 de março, terça -feira, 19h – “Face a face” (1976) – 16 anos
Jenny Isaksson (Liv Ullmann) é uma psiquiatra casada, que é assombrada por visões de uma velha e passa a sofrer uma profunda depressão. Na procura desesperada de fugir deste pesadelo ela tem um caso com Tomas Jacobi (Erland Josephson), um médico casado. Isto só serve para provocar nela uma crise histérica e, quando tem novas alucinações com a velha mulher, ela tenta suicídio. Enquanto está entre a vida e a morte ela imagina ver todas as pessoas que tiveram alguma influência em sua vida. Quando está se recuperando ela consegue entender quem é a velha senhora e por qual motivo provoca tanto sofrimento.

15 de março, sexta-feira, 19h – “Sonata de Outono” (1978) – 14 anos
Após ter sido uma mãe ausente por anos, Charlotte (Ingrid Bergman), uma renomada pianista, vai até a casa de sua filha Eva (Liv Ullmann) para lhe fazer uma visita. Ela se surpreende ao encontrar sua outra filha, Helena (Lena Nyman), que tem problemas mentais. Eva tirou Helena da instituição que Charlotte a havia internado para cuidar dela em casa. A tensão entre mãe e filha começa a crescer devagar até elas colocarem tudo em panos limpos, dizendo tudo que sempre gostariam de dizer.

19 de março, terça – feira, 19h – “Fanny e Alexander” (1982) – 14 anos
No início do século XX, após um alegre Natal na família Ekdahl, o pai de um casal de crianças vem a falecer. Deste momento em diante Alexander (Bertil Guve), o menino, passa a ver o fantasma do pai freqüentemente. Tempos depois Emilie (Ewa Fröling), sua mãe, casa-se com um extremamente rígido religioso e as crianças são obrigadas a deixar a casa da avó paterna, onde foram muito felizes, e passam a viver com a família do padrasto de hábitos severos, onde são tratados como prisioneiros. Na casa do padrasto o menino passa a ver o fantasma da primeira esposa dele e suas filhas, que haviam morrido tentando escapar dele. Decorrido algum tempo, a mãe se conscientiza da real personalidade do marido e de quanto seus filhos sofrem naquela casa, assim planeja um modo de tirá-los daquele lugar e levá-los de volta à casa da avó.

21 de março, quinta-feira, 19h – “Na presença de um palhaço” (1997) – 14 anos
Outubro de 1925. O engenheiro Carl Akerblom, fervoroso admirador do compositor Franz Schubert, é internado em um hospital psiquiátrico em Uppsala. De seu quarto, ele alimenta o revolucionário projeto de inventar o cinema falado. Com a ajuda do professor “louco” Osvald Vogier, o diretor Akerblom improvisa uma história de amor contando os últimos dias de Schubert.

Mostra CineSesc no Maré das Artes 2109 – de 1 de fevereiro a 21 de março, na Sala de Cinema Unidade Sesc Santa Rita (Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico). 25 lugares. Senhas serão distribuídas com 30 minutos de antecedência. Todas as atividades são gratuitas.

Foto: Reprodução

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome