Objeto da campanha de financiamento coletivo do Catarse, ‘Discobiografia Mutante: álbuns que revolucionaram a música brasileira’, escrito pela jornalista, pesquisadora, escritora e cantora Chris Fuscaldo, será lançado em Angra dos Reis na quinta-feira, 27 de setembro, às 17h, na cafeteria Quintal da Frida. Junto com ele, o primeiro livro da autora, ‘Discobiografia Legionária’ (2016 – editora LeYa), sobre a Legião Urbana, também ganha destaque no evento, juntando as duas bandas mais importantes do país num lançamento literário especial.

O livro mais recente, que é bilíngue, celebra o legado discográfico deixado pelos Mutantes, grupo formado nos anos 60 por Rita Lee, Arnaldo Dias Baptista e Sérgio Dias Baptista. O ano de lançamento não poderia ser mais significativo, já que o primeiro disco do conjunto veio ao mundo em 1968, ou seja, há 50 anos. Já o volume dedicado à Legião, banda que traduziu de forma brilhante os sentimentos da juventude brasileira dos anos 80, narra a trajetória artística de Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá desde o começo em Brasília até chegar aos maiores palcos do país, por meio dos discos do grupo.

– Eu sempre amei os álbuns. Para mim, eles próprios contam histórias. E sempre fico imaginando quais histórias os discos que amo contam através de suas letras, melodias e sonoridades. Fora isso, sempre curti os ‘causos’ de estúdio. Cresci com banda em casa e frequentando o estúdio do meu irmão e outros, tanto acompanhando bandas quanto ensaiando com as minhas. Então, sei que dali de dentro sai coisas muito mais potentes musicalmente falando do que de dentro das casas dos músicos ou dos escritórios de seus produtores. Acho que a biografia explica a obra pela vida e a ‘discobiografia’ explica a vida pela obra – explica a autora.

Além dos livros citados, Chris Fuscaldo ainda aproveita a ocasião para autografar ‘Mundo Ficção’, primeiro álbum da jornalista que também atua como cantora, compositora e letrista. Lançado em 2017, o disco apresenta canções autorais e também regravações, além de contar com a participação do cantor e compositor Hyldon. O disco, inicialmente disponível apenas nas plataformas digitais, recentemente ganhou prensagem em CD.

O lançamento ainda vai contar com um pocket-show musical do duo Feito Café e com um bate-papo com a autora, mediado pelo jornalista e músico Hugo Oliveira. O evento é gratuito, mas o lugar é sujeito à lotação – 30 pessoas.

 

Foto: Tatynne Laura / Divulgação

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome