O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, estará em Volta Redonda nesta terça-feira, 15, na Superintendência Regional da Caixa Econômica, para o lançamento do estudo ‘Presença do Estado no Brasil: Federação, Suas Unidades e Municipalidades’, um estudo inédito feito pelo Instituto em milhares de municípios. No Rio de Janeiro, todos as 92 cidades foram pesquisadas.

O documento mostra um raio X da incidência de aparelhos e serviços das esferas de governo no território nacional. Reúne parte essencial dos dados e indicadores utilizados pelos técnicos do Instituto para pensar o desenvolvimento e formular políticas públicas, incentivando uma maior interação entre municípios, estados e União.

O documento mostrará que quase 3 mil municípios não possuem agências de bancos públicos federais. Cerca de 80 cidades não possuem escolas municipais. O Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de estabelecimentos ambulatoriais, está presente em todo o território nacional, com exceção de dois municípios; o emprego público representa 21% das ocupações formais do País.
 
É claro que a pesquisa também mostrará as lacunas das três esferas de governo pelo Brasil, trazendo dados reunidos de diversos órgãos de governo com uma cobertura de cada um dos 5.564 municípios do País.
 
Todas as regiões foram estudadas. A pesquisa traz dados específicos dos 1668 municípios da região Sudeste, a mais populosa do País. Trata-se da região com o maior número de jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos em ações socioeducacionais. O Sudeste tem também o maior número de atendimento ambulatorial do SUS e o maior número de matriculados na educação profissional.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome