Seis jovens moradoras das comunidades Sapinhatuba I, Monte Castelo e Sapinhatuba III receberam seus certificados de formação em cursos profissionalizantes oferecidos pelo Instituto Sapinhatuba, em parceria com a prefeitura de Angra, por meio do Programa Comunidades de Angra. A iniciativa empresarial ofereceu a capacitação profissional como parte de uma iniciativa que visa melhorar os indicadores sociais destas três localidades. Uma das jovens já foi empregada no próprio hotel onde ocorreu a capacitação nas funções de garçonete, ajudante de cozinha, ajudante de confeitaria e camareira.

O presidente do Instituto Sapinhatuba, Carlos Peninha, disse que ‘não se pode esperar que o poder público resolva todos os problemas sociais’ e que esta seria uma contribuição dos empresários para a cidade. Segundo ele, as empresas têm a obrigação de promover a inclusão no mercado de trabalho e o desenvolvimento da comunidade local. A cerimônia de entrega dos certificados foi na manhã desta quarta-feira, 2, num hotel de Angra dos Reis. De acordo com Peninha breve será oferecida formação na área de brigadista de incêndio e inaugurada uma cozinha-escola para a formação de novos profissionais. Ele acredita que as atividades poderiam gerar até 500 novos postos de trabalho.

Os cursos são destinados a moradores das duas Sapinhatubas e do Monte Castelo e têm carga horária de 60 horas. Ao receber o certificado, os seis formandos receberam também uma ajuda de custo de R$ 200. Cada turma teve três alunas indicadas pelas associações de moradores locais.

Além de autoridades municipais como a secretária de Educação, Stela Salomão, também compareceram à rápida cerimônia os ex-secretários municipais Célia Jordão e Venissius Barbosa e o comandante do 10º Grupamento dos Bombeiros em Angra dos Reis, tenente coronel Tupan.

Siga-nos no Facebook

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba em casa a nossa edição impressa. Clique aqui e saiba como.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome