O Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB), localizado no município de Mangaratiba, está com os dias contados quanto a zerar a demanda de cirurgias eletivas (sem urgência e emergência). A informação foi fornecida pelo diretor geral da unidade, o médico Bruno Duarte. Segundo ele, até o final deste mês todas as 87 cirurgias marcadas serão realizadas.

Bruno, que atua diariamente na unidade, apresentou um gráfico que comprova os resultados dos últimos meses. O mapa mostra que o aumento de cirurgias chegou a 57% ou mais de 100 procedimentos no mesmo período de 2018. A força tarefa para zerar a demanda foi simples, com o deslocamento de um cirurgião para operar diariamente, de segunda a sexta.

– Todos os dias acontecem cirurgias no hospital. Isso não acontecia. Essa fila contava com cerca de 380 pacientes – informa o médico.

As intervenções eletivas mais comuns são de vesícula, hérnia umbilical e inguinal, além de pequenas cirurgias. Outro procedimento que o HMVSB conseguiu reduzir a demanda foi o de catarata. São feitas cinco por semana em outros dois hospitais pactuados. Em três meses já foram mais de 50. O gráfico mostra ainda o crescimento no número de exames.

– Encontramos um hospital sem classificação de risco, sem medicações. O prefeito Alan Bombeiro nos solicitou uma força tarefa para levar os serviços com qualidade à população. Zerar essa fila de cirurgia é essencial. Atualmente o processo licitatório está aberto. Vamos criar quatro leitos de CTI nos próximos meses. O HMVSB já passa por um novo momento. Nossos servidores passarão por capacitações com o Governo do Estado. Vamos retornar os projetos “Corujinhas” nas escolas e “Enxergando Mais, Vivendo Melhor” nos núcleos da Terceira Idade. Isso é apenas o começo. Vem mais avanço por aí – finaliza Bruno Duarte.

 

 

Foto: Alan Barros / Prefeitura de Mangaratiba

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome