O Hospital Geral da Japuíba (HGJ), em Angra dos Reis, pretende ser a referência em oftalmologia para a região da Baía da Ilha Grande. A meta é o plano traçado após encontro do secretário municipal de Saúde de Angra, Renan Vinicius, e representantes da secretaria de Estado de Saúde, na semana passada, no Rio de Janeiro.

Com o arranjo pretendido por Angra, o Estado deverá repassar os recursos da Programação Pactuada e Integrada diretamente para o Fundo Municipal de Saúde de Angra, ampliando o repasse de recursos para atender de forma permanente a toda demanda dos três municípios que compõem a região: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.

— Vamos sair de uma situação em que não tínhamos consultas ambulatoriais, com milhares de usuários esperando uma consulta, para uma situação em que passamos a oferecer o acesso aos médicos e agora aos procedimentos cirúrgicos de catarata. Em pouco tempo, vamos oferecer também outros procedimentos e ainda teremos todo o recurso repassado pelo Estado. Levarei essa pauta ao Conselho Municipal de Saúde e em seguida aos demais secretários municipais das cidades vizinhas — explica Renan Vinicius.

A conquista do status de provedora de serviços para toda a região coroa um esforço que vem sendo feito desde o ano passado quando a prefeitura de Angra passou a buscar a efetiva implantação de uma política municipal de atenção em oftalmologia. O serviço começou pela oferta de consultas ambulatoriais, no centro oftalmológico ‘Saúde no Olhar’, e agora progride com a oferta de procedimentos cirúrgicos de catarata para os pacientes encaminhados através das unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF’s). Alguns já aguardavam há anos pelas cirurgias de reparação que devolvem qualidade de vida aos pacientes.

Mutirão — Agora, para viabilizar a realização das cirurgias de catarata, a Fundação Hospital Geral da Japuíba contratou serviços complementares para atender às demandas de consultas e exames de catarata. Na quarta-feira, 4, os primeiros pacientes que vão participar do mutirão de catarata passaram por nova consulta especializada em oftalmologia e realizaram os exames para o risco cirúrgico. No sábado, 7, foram feitos os primeiros 30 procedimentos e, no próximo final de semana outros 50 pacientes, sendo 25 em cada dia. Depois, o mutirão passará a ser realizado quinzenalmente, em grupos de cinquenta pessoas. A prefeitura de Angra pretende executar 360 cirurgias de catarata em pacientes do serviço público nos próximos quatro meses.

Fotos: Prefeitura de Angra/Divulgação

Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre.

Para assinar, clique aqui.

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome