A largada para a maior festa do teatro brasileiro será dada na sexta-feira, 14, quando começa oficialmente a 13ª edição da Festa Internacional de Teatro de Angra – FITA. O evento vai reunir 51 espetáculos dos mais variados gêneros, divididos entre as sessões Mostra de Sucessos, Cult, Fitinha, Comédia e peças gratuitas da 1ª Mostra Paralela.

Todas as sessões acontecem entre os dias 14 e 30 deste mês na tenda montada na Praia do Anil (1.000 lugares), no Teatro Municipal de Angra e nos espaços culturais da cidade.

Em 2018, o festival vai homenagear uma atriz, um ator e um diretor – Regina Duarte, Tonico Pereira e Amir Haddad. Consagrada na televisão por suas mocinhas memoráveis, Regina leva para a cidade o celebrado espetáculo “O Leão no Inverno”, que marca seu retorno aos palcos.

Dono de um humor ácido e uma personalidade excêntrica, a reação de Tonico Pereira ao saber que seria homenageado não poderia ter sido diferente.

– Eu acho que quando as homenagens começam é porque a gente tá chegando ao fim. Eu penso que é isso que está acontecendo comigo. De qualquer maneira, mesmo chegando ao final, estou muito feliz – diverte-se o ator, para logo em seguida falar sério.

– A interiorização do teatro é sempre importante. É uma visão muito errada achar que no interior não existe nada. Existe muito. Toda a base do nosso teatro brasileiro veio dos folguedos populares. É muito pertinente ter os olhos voltados para uma cidade do interior e fazer dela uma emissora de possibilidades teatrais. Estou muito feliz de conviver com esses grupos e comunidades artísticas – diz Tonico.

 

51 espetáculos em 17 dias de evento

 

O musical “Forever Young”, dirigido por Jarbas Homem de Mello, abre oficialmente o evento, amanhã, 14. Espetáculos premiados – “Dançando no Escuro” – divertidos – “Loloucas”, com Heloisa Perissé e Maria Clara Gueiros – e elogiados – “O Escândalo de Philippe Dussaert”, com Marcus Caruso – são alguns dos que integram a Mostra de Sucessos.

O público também poderá conferir a Sessão Cult, Prata da Casa e a Fitinha – esta última, com peças destinadas ao público infantil.  A FITA também contará com as estreias nacionais de “Não me T.O.C”, “Misericórdia”, “Eu só queria que você não olhasse para o lado” e “Rugas”.

A Sessão Comédia traz ao município as montagens “O Atrevido”, com Gustavo Mendes, “Os homens querem casar, as mulheres querem sexo 2” e “Delírios da Madrugada e Misericórdia”, peça protagonizada por Cacau Protásio e Aline Carrocino.

A Mostra Paralela contempla oito montagens amadoras, com produtores e atores angrenses, com o intuito de fomentar e também valorizar a cultura local. Totalmente gratuitas, as sessões acontecem em espaços culturais da cidade.

A FITA conta com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura do Governo Federal, Bradesco e Eletrobras. Além disso, o evento é apoiado da prefeitura do município, e conta com a parceria cultural do Sesc RJ.

 

Foto: Divulgação

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome