Formado há mais de 10 anos na Vila do Abraão, na Ilha Grande, o lixão conhecido como “Casas Bahia”, por conta de sempre contar com alguma geladeira ou sofá descartado, foi descontinuado neste mês.

A limpeza completa do local veio após cinco meses de trabalho diário da equipe do serviço público da prefeitura, que retirou enormes quantidades de lixo e entulho com o auxílio de barcas – garantindo o transporte dos resíduos para o continente. O material foi descartado em um aterro devidamente licenciado.

 

Desde 19 do mês passado, a coleta de lixo da localidade vem sendo realizado com alterações. O recolhimento dos resíduos da Rua das Flores, Dona Romana, Amâncio Feliano de Souza, Cemitério e Rua do Bicão passaram a acontecer nas terças, quintas e sábados, entre 7h e 9h.

Nas demais localidades, onde a demanda é maior devido à presença de comércios e pousadas, a coleta acontece de segunda a sábado, no mesmo horário.

Também aconteceram mudanças em relação ao descarte de sucata e entulho. Agora, a população precisa agendar a coleta na subprefeitura local. O recolhimento de sucata ocorre nas quartas-feiras e a de entulho acontece nas quintas. Em caso de necessidade, a coleta diária pode retornar durante o período de alta temporada na Vila do Abraão.

Reforços e orientações

A Ilha Grande e a Ilha da Gipoia ganharam um grande reforço para a coleta seletiva: uma embarcação totalmente licenciada, que vai atuar no recolhimento de resíduos. A ação vai contar ainda com a colaboração de uma equipe de mobilizadores socioambientais, que vai visitar e também orientar os moradores das comunidades. O serviço foi lançado na manhã da última segunda-feira.

– Estamos trabalhando desde o ano passado para que este projeto se tornasse realidade. Isto será bom para a Ilha Grande, para a Gipoia e toda a cidade – destacou o subprefeito da Ilha Grande, Jesi Batista.

A embarcação iniciou o serviço nas seguintes localidades da Ilha Grande: Farol do Castelhano, Pouso, Palmas, Praia de Fora, Saco do Céu, Japariz e Freguesia de Santana, onde as visitas acontecerão quinzenalmente, sempre às segundas.

Nas terças, também de 15 em 15 dias, é a vez de o barco passar por outras comunidades da Ilha, como Aventureiro, Provetá, Praia Vermelha, Praia Grande de Araçatiba e Longa. Semanalmente, nas quartas e quintas, a embarcação estará na Vila do Abraão. Quinzenalmente, nas sextas-feiras, será a vez das praias da Ilha da Gipoia – Flechas, Fazenda, Tenório e Mandala, incluindo piers e pontes – receberem a visita do barco da coleta. Fechando a agenda, quinzenalmente, aos sábados, a embarcação vai passar pelas praias de Bananal, Matariz, Passa Terra, Maguariqueçaba, Tapera e Ponta Grossa, na Ilha Grande.

De acordo com o serviço público do município, atualmente existem mobilizadores de coleta seletiva fixos na Vila do Abraão, no Provetá e em Araçatiba, fazendo um trabalho de conscientização dos moradores. Nas demais localidades, será feita uma ação itinerante por um grupo que, nos últimos dias, recebeu formação adequada para esse tipo de iniciativa.

 

Fotos: Divulgação / PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome