De 1º a 25 de novembro, oito cachaças do estado do Rio, entre elas a Coqueiro, de Paraty, vão participar do “Festival Cachaças do Rio – Coquetelaria e Gastronomia”. Quase todas as marcas já receberam as maiores premiações nacionais e internacionais de destilados. Durante o evento, cerca de 20 bares e restaurantes da cidade vão oferecer uma harmonização de petisco e drinque, feito com uma das cachaças participantes, criada especialmente para a ocasião.

O festival coloca em evidência a coquetelaria com cachaças de padrão superior de qualidade, uma tendência que vem se desenvolvendo em bares e restaurantes da cidade que oferecem serviços de drinques e coquetéis com premiadas marcas de cachaças fluminenses. Um reconhecimento ao fato de o estado do Rio de Janeiro ter se firmado como território da cachaça de excelência, mas também atendendo ao chamado dos clientes que buscam uma rica experiência sensorial em suas escolhas de bebidas, em dose ou por misturas da mixologia e boa gastronomia.

Os acepipes serão servidos ao público e aos jurados, acompanhados com um drinque de cachaça. Os jurados percorrerão os bares e restaurantes, durante o período do festival, degustando os petiscos com as cachaças e os pratos harmonizados com drinques, dando assim as notas, que serão recolhidas pela comissão organizadora para apuração dos resultados. Serão levados em conta o sabor e a apresentação dos drinques, bem como a harmonização com os petiscos.

Um drinque feito com a Cachaça Coqueiro Ouro, de Paraty, espumante, angostura, glicose, gelo e morango, batizado de Saideira, será servido no Galeto Sats com o petisco Madrugada, feito de picanha suína assada na brasa com cebola, creme de cebola, limão, alho, tomilho, pimenta do reino e sal. O Galeto Sats fica em Botafogo, na Rua Real Grandeza, 212, e funciona todos os dias das 11h às 5h.

Segundo Carlos Mariz, presidente da Associação dos Produtores de Cachaça do Estado do Rio (Apacerj), o objetivo do evento é estimular a experimentação das cachaças fluminenses, premiadas mundialmente, e divulgar a qualidade das bebidas produzidas dentro do estado.

Os vencedores serão conhecidos no evento de fechamento do festival, que irá acontecer no dia 1º de dezembro, com drinques e petiscos, além de música. O “Festival Cachaças do Rio – Coquetelaria e Gastronomia” é uma ação do Projeto “Embaixada da Cachaça”, com a realização da Apacerj e Sebrae Rio, patrocínio da Firjan e apoio da SeTur/TurisRio e do Sindbebi.

 

Foto: reprodução

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome