Paraty já está toda colorida aguardando o início de uma das mais tradicionais e esperadas celebrações religiosas da cidade: a festa do Divino Espírito Santo, que acontece há mais de 300 anos. De 10 a 20 de maio uma programação variada com cultura, religião e música atrairá visitantes e cristãos de toda a cidade.

Originária de Portugal a Festa do Divino celebra o Domingo de Pentecostes, que acontece cinquenta dias depois da Páscoa. Em Paraty, a comemoração já foi declarada como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As atrações acontecem no Centro Histórico e arredores, além do interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios – a mais importante da cidade. A programação musical foi idealizada em parceria com o Sesc em prol do resgate da tradição do caiçara, com apresentação de cirandeiros e artistas locais.

Os preparativos começaram há mais de um ano. Seis festeiros respondem pela celebração, que envolve toda a comunidade e mobiliza dezenas de voluntários. A comissão da festa tem mais de cem pessoas.

Como manda a tradição, no sábado, 19, um almoço é servido à população, na praça da Matriz. Cerca de 50 senhoras cozinham durante o semana para fazer mais de seis mil pratos. O destaque do almoço é a tradicional farofa de feijão com farinha de mandioca de Paraty.

Veja a programação da Festa do Divino em Paraty:

11 de maio (sexta-feira)
22h – Show com Banda Zampaglione

12 de maio (sábado)
22h – Show com Sururu na Roda
Eleito melhor grupo de samba pelo 25º Prêmio da Música Brasileira em 2014, com presença nos cenários nacional e internacional e performances ao lado de ícones da MPB.

13 de maio (domingo)
22h – Show com Forró do Assaré
É um grupo formado por mulheres com interpretações divertidas e dançantes do forró.

14, 15 e 16 de maio (De segunda a quarta-feira)
22h – DJ Renato Moreira

18 de maio (sexta-feira)
22h – Show com Moreira Júnior e Banda
Moreira Junior é cantor, compositor e guitarrista. Músico paratiense que tem se dedicado ao pop, soul, samba e MPB. Gravou seu primeiro álbum em 2015 com o título Clima Bom e contendo 11 faixas, todas compostas por ele. Apresentação especial do Moreira Jr Trio, a alma do Soul!

19 de maio (sábado)
22h – Show com Rodrigo José
Um cantor carismático, com vozeirão potente, um visual estilo anos 70. Uma nova energia da música brega.

20 de maio (domingo)
22h – Show com Encontro de Cirandeiros
A ciranda, conhecida dança de roda, é tradição em diversos cantos de nosso Brasil. Em Paraty a ciranda que encanta moradores e visitantes reflete a origem cultural caiçara com traços expressivos da colonização brasileira. Tendo como ênfase a territorialidade e o patrimônio imaterial, a Ciranda de Parati compõe a programação encerrando a Festa do Divino em um grande encontro de cirandeiros, que reunirá jovens e velhos integrantes da manifestação musical caiçara do município.

Angra — Em Angra dos Reis a Festa do Divino é mais modesta. O evento começou na manhã de hoje, 11. A primeira atividade da programação foi a saída das bandeiras do Divino da casa das festeiras, Madalena Aparecida e Ivonete Bastos, com destino à Igreja Matriz, juntamente com a Folia do Divino.

Até o dia 17, quinta-feira, a programação religiosa da Festa do Divino continuará com Procissão de Bandeiras, saindo da casa de um devoto para a Igreja da Matriz, juntamente com a folia do Divino, às 18h30, seguida de Missa na Igreja Matriz, às 19h30. A partir do dia 18, a celebração se divide entre a parte religiosa e a profana com danças folclóricas e apresentações musicais.

Siga-nos no Facebook

Publicado antes na edição 212 do jornal Tribuna Livre.

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba em casa a nossa edição impressa. Clique aqui e saiba como.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome