Na próxima quarta-feira, 19, o projeto “Falar é a melhor solução”, que tem como objetivo utilizar a conscientização no combate ao suicídio, vai passar a ser realizado também nas escolas municipais da cidade, na intenção de fornecer informações e esclarecer dúvidas de alunos, pais e professores em relação ao tema.

As primeiras unidades de ensino a receberem a palestra que faz parte do projeto já foram escolhidas. A Escola Municipal Alexina Lowndes, no Bonfim, recebe o projeto na quinta, 20, pela manhã e à tarde; já na Escola Municipal Cornelis Verolme, em Jacuecanga, a palestra acontece na sexta, 21, nos três turnos, atendendo também aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, na parte da noite.

O projeto tem o intuito de organizar um serviço de saúde itinerante, com o objetivo de conscientizar alunos, professores e pais, com a ajuda de profissionais qualificados. A campanha contará com a distribuição de panfletos, palestras e aulas dinâmicas.

 

Falar para curar

 

O projeto “Falar é a melhor solução” foi apresentado durante uma cerimônia ocorrida no auditório da Defesa Civil, na última quarta, 12. A iniciativa faz parte das ações promovidas no mês “Setembro Amarelo”, com o objetivo de chamar a atenção da população para o alto número de suicídios.

– Este tema se torna cada vez mais essencial na discussão sobre saúde. Eu estou presente em escolas e percebo que as crianças estão, cada vez mais, enfrentando questões sobre o suicídio. Então, devemos sempre procurar as melhores maneiras para ajudá-las – comentou o psicólogo André Dehoul, um dos quatro profissionais voluntários que vão se revezar na apresentação das palestras nas unidades de educação.

A ação foi iniciada através de uma parceria entre a prefeitura e as secretarias de Saúde e Educação, contando também com o apoio da Superintendência de Trânsito e do Instituto de Apoio e Gestão à Saúde (IAGES).

As palestras deverão ser efetuadas nas seguintes escolas municipais: Áurea Pires da Gama (Bracuí), Brigadeiro Nóbrega (Abraão), Cacique Cunhambebe (Frade), Cel. João Pedro Almeida (Camorim), Dom Pedro I (Serra D´Água), Gal. Silvestre Travassos (Araçatiba), Mauro Sergio da Cunha (Campo Belo), Nova Perequê (Parque Mambucaba), Pedro Soares (Provetá), Prefeito Francisco Pereira Rocha (Morro da Cruz), Prof. Amélia Araújo Lage (Garatucaia), Prof. Cleusa Forte de Pinho Jordão (Japuíba), Prof. José Américo Lomeu Bastos (Morro do Abel), Tânia Rita (Belém), Raul Pompéia (Monsuaba) e Tereza Pinheiro de Almeida (Japuíba).

 

Fotos: Wagner Gusmão/PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome