Confirmando as informações adiantadas pelo Tribuna Livre ao longo de 2017, a direção local do Partido Republicano Progressista (PRP) de Angra apresentou na semana passada os nomes da advogada e ex-secretária de Assistência Social e Cidadania de Angra, Célia Amorim Jordão e do empresário e ex-secretário de Governo de Angra, Marcus Veníssius Barbosa, como pré-candidatos a deputados estadual e federal, respectivamente.

— O Venissius foi chefe de gabinete do deputado Fernando Jordão em Brasília e sabe os caminhos para se ajudar o município, trazer recursos para cidade. Isso é muito importante neste momento. Acreditamos que ele seja o melhor nome para representar Angra em Brasília. Da mesma forma a Celia, que convive com Fernando há tantos anos, e será excelente representante da cidade na Assembleia do Estado — acredita Marcos Silva, vice-presidente do PRP/Angra.

Angra dos Reis não elege um deputado estadual local há 12 anos. O último foi Aurélio Marques, em 2006. A ausência de representação direta na assembleia estadual pode ser uma das razões para o baixo nível de investimento dos governos estaduais na cidade, especialmente em áreas como infraestrutura e educação. Em entrevista ao Tribuna Livre no ano passado, Celia Jordão disse que a cidade não deveria abrir mão desta representação em favor de candidatos com base eleitoral em outras cidades. Este será um dos argumentos de sua campanha.

Recursos — No caso de Veníssius, é a eficiência em conquistar recursos para a cidade junto à União, o principal argumento para que se mantenha uma representação local no Congresso Nacional. Hoje a cidade conta apenas com o deputado federal Luiz Sérgio (PT), que, no entanto, teve a maioria dos votos fora da cidade.

— Precisamos manter esta cadeira de deputado federal. É o que tenho dito nas reuniões. Só este ano estão sendo executados R$ 22 milhões em obras e projetos financiados por emendas do deputado Fernando Jordão feitas há dois anos quando eu era chefe de gabinete dele em Brasília. Esse é um recurso muito bem vindo e importante para o município — explica Veníssius.

Apoios — A campanha eleitoral só começa de fato em julho e a propaganda só em agosto. Será uma campanha curta e até lá, os pré-candidatos têm que tomar cuidados para evitar a propaganda antecipada. Para ir dando forma às campanhas, tanto Venissius como Celia contam com apoio de lideranças comunitárias e dos vereadores angrenses que já estão comprometidos com ambos e têm usado seus contatos para marcar reuniões na comunidades e entre grupos de apoiadores. Os dois também têm tido encontro com representantes de cidades vizinhas como Rio Claro, Paraty e até Barra Mansa.

Fotos: PMAR/Divulgação

Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome