Crianças menores de 5 anos são alvo da campanha | Foto: Arquivo/PMAR 2018

Realizado no sábado, 18, o Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite em Angra dos Reis não passou em branco. Trinta unidades de saúde do município abriram suas portas o dia todo para oferecer a imunização à população. Segundo dados oficiais da secretaria municipal de Saúde, mais de duas mil crianças foram vacinadas somente neste dia, um número considerado expressivo pela prefeitura angrense.

— Conseguimos vacinar em torno de 2.100 crianças. Esse é um quantitativo significativo para um dia só, uma vez que no final de julho já havíamos vacinado em uma campanha de atualização das cadernetas. Foram mais de quatro mil doses de vacina porque são vacinas simultâneas, sarampo e polio — destacou Eliezer Barros, diretor de Saúde Coletiva de Angra.

A campanha nacional vai até 31 deste mês. Todas as crianças entre um ano e menores de cinco devem ser imunizadas, independente da situação vacinal.  A prefeitura promove a vacinação em unidades de saúde em todos os distritos do município, inclusive na Ilha Grande, sempre das 8h30 às 16h. A expectativa é de que nove mil crianças – 95% do público-alvo – sejam imunizadas.

Rio de Janeiro — Com o Dia D, o Estado do Rio de Janeiro atingiu a cobertura de 33,39% e 31,94%, respectivamente, contra o sarampo e a polio. Até agora foram aplicadas 259.335 doses contra a poliomielite e 271.038 contra o sarampo no Estado, mas a meta é imunizar cerca de 812 mil crianças até o fim da mobilização. Os dados de doses aplicadas são preliminares já que as informações são inseridas em sistema pelos municípios.

Em 2017, no Estado do Rio, a cobertura vacinal contra o sarampo foi de 95% e contra a poliomielite essa taxa ficou em 86%, em crianças com um ano de idade. A meta é imunizar 95% do público-alvo.

Seguindo o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, a recomendação para a proteção contra a poliomielite, é de 3 doses da VIP (Vacina Inativada Poliomielite) até 1 ano de idade. A partir de um ano de idade até menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP (Vacina Oral Poliomielite), a famosa gotinha. Sobre o sarampo, essas crianças também receberão uma dose da vacina Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

A vacina contra a poliomielite protege contra os dois sorotipos do poliovírus, 1 e 3. Ela não tem contraindicações e é recomendada até mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já a proteção contra o sarampo faz parte das vacinas tríplice viral e tetra viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses.

Fotos: Wagner Gusmão/PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome