Orçamento de Angra é um dos maiores per capta do Estado | Foto: Reprodução

Já começaram a ser distribuídos nas residências de Angra dos Reis, desde quinta-feira, 10, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019. Ao todo, serão distribuídos 66 mil carnês. Os contribuintes poderão optar por duas formas de pagamento: quitar o valor à vista até o dia 11 de fevereiro e receber 10% de desconto ou parcelar o valor total em 10 vezes.

Embora a distribuição tenha sido iniciada no dia 10, a retirada dos carnês no setor de Cadastro Imobiliário, na Praça Nilo Peçanha, n° 8, em frente à sede da prefeitura, só começou a ser efetuada a partir de segunda, dia 14. Os carnês também podem ser retirados no site da Prefeitura (angra.rj.gov.br).

O Imposto Predial e Territorial Urbano é uma forma de arrecadação do governo municipal para custear despesas com serviços públicos. Neste ano, a estimativa do recolhimento é de R$ 62 milhões. A verba pode ser utilizada em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura. Para mais informações, o contribuinte deve ligar para os telefones (24) 3377-7712, (24) 3377-7702 ou (24) 3377-7733.

Paraty também dá início à distribuição dos carnês

Em Paraty, o carnê do IPTU 2019 também já está sendo distribuído aos moradores. Os munícipes podem realizar o pagamento em cota única, com 10% de desconto, ou parcelar em 12 vezes sem juros. O vencimento da cota única e da primeira parcela estão marcados para 31 de janeiro.

Neste ano, os moradores da Zona Rural e Costeira devem retirar o carnê nos Correios. Já os moradores da Zona Urbana vão receber no próprio imóvel. O boleto também está disponível no site da prefeitura – www.prefeituradeparaty.com.br –, no ícone IPTU. Para ter acesso é preciso o CPF/CNPJ do proprietário do imóvel, código do contribuinte ou do imóvel ou, ainda, a inscrição imobiliária.

Mangaratiba distribuirá mais de 30 mil carnês

Em Mangaratiba, os contribuintes já podem emitir, via internet,  os boletos para pagamento do IPTU 2019. Este ano, a prefeitura está liberando cerca de 30 mil carnês. O pagamento em cota única, com desconto de 15%, pode ser feito até 31 de janeiro e com 10% de desconto até 20 de fevereiro. O pagamento parcelado pode ser feito em 10 cotas mensais, entre fevereiro e novembro. Não há desconto no pagamento em parcelas.

— O IPTU é a principal receita própria da prefeitura. Garante pagamento de servidores e investimentos. Para estimular o pagamento integral estamos concedendo descontos de 15% e 10% para pagamento de uma única vez — disse o Secretário de Fazenda, Rodrigo Pacheco.

Ele acrescentou também que já é possível  fazer a retirada da guia para pagamento único no setor de cobrança na sede da prefeitura.

Para realizar a impressão do boleto pela internet, o contribuinte deve acessar o site da Prefeitura de Mangaratiba –mangaratiba.rj.gov.br, clicar em IPTU 2019, clicar em IPTU, depois em emitir carnê 2019. É necessário ter o número de cadastro do imóvel ou matrícula do IPTU, encontrados em carnês ou boletos de anos anteriores.

O IPTU 2019 pode ser pago nas agências do Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica e nas casas lotéricas.

Fotos: Divulgação/Prefeitura

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome