A convite da organização Comunitas, organização da sociedade civil que apoia diversas cidades do país, prefeitos e especialistas brasileiros participam de um curso de capacitação nos Estados Unidos esta semana e o prefeito de Paraty, Casé Miranda (foto), é um dos convidados. Para a entidade, quanto mais lideranças estiverem formadas e com habilidades em eficiência na gestão, foco em soluções e visão de longo prazo, melhor. O desenvolvimento destes gestores brasileiros é um dos focos de atuação da entidade.

Desta vez, no entanto, a experiência será internacional e realizada em uma das universidades mais renomadas do mundo: a Universidade de Columbia, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Entre 9 e 14 de julho, Casé e outros prefeitos de cidades brasileiras participam do programa de liderança para gestores públicos do Brasil, realizado pela Comunitas, em parceria com o Columbia Global Centers | Rio e o School of International and Public Affairs (escola assuntos internacionais e públicos) da Universidade norteamericana.

O programa oferece aos participantes, ferramentas de solução de problemas e aprimoramento de resultados. Com foco em liderança, inovação e governança, o treinamento aborda temas como parcerias inovadoras, ética pública, desenvolvimento da força de trabalho, cidades inteligentes, democracia digital e sustentabilidade. Os participantes terão aulas com especialistas como William Eimicke, professor que já atuou como consultor de gerenciamento de inúmeras organizações governamentais e privadas; Thomas Trebat, que possui experiência em condições econômicas e mercados financeiros na América Latina, especialmente no Brasil; Steve Cohen, experiente nas áreas de gestão pública, análise de políticas, política ambiental, inovação de gerenciamento e gerenciamento de sustentabilidade; Alexis Wichowski, secretária de Imprensa e consultora sênior de Comunicações no Departamento de Serviços de Veteranos de Nova Iorque e Michael Nutter, ex-prefeito da Filadélfia que conseguiu resultados como a redução de homicídios, e aumento das taxas de graduação no ensino médio e diplomas universitários.

Ainda serão realizadas visitas às instituições públicas de Nova Iorque, dando aos gestores brasileiros a oportunidade de conhecer organizações voltadas para a melhoria da vida da população. São elas: Dumbo Redevelopment in Brooklyn, que trabalha na remodelação e melhora do bairro; Bloomberg Foundation, organização criada pelo ex-prefeito Michael Bloomberg; o Departamento de Bombeiros da Cidade de Nova Iorque (FDNY), maior departamento de bombeiros municipal dos Estados Unidos e o segundo maior do mundo e o Times Square Business Improvement District, organização sem fins lucrativos que trabalha para tornar a Times Square limpa, segura e amigável.

Além de Casé, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, é outro dos convidados do Estado do Rio, além dos prefeitos de Teresina (PI), Santos (SP), Campinas (SP), Aracaju (SE), Caruaru (PE), Pelotas (RS), Ribeirão Preto (SP), Petrolina (PE) e Francisco Morato (SP), além de gestores públicos, especialistas, lideranças empresariais e participantes da rede do Programa Juntos, coordenado pela Comunitas em algumas cidades brasileiras.

Para saber mais acesse o site da Comunitas.

Fotos: Divulgação

Publicado antes na edição impressa (nº 218) do Tribuna Livre.

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome