Enquanto as cidades de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba discutem juntas a reestruturação de um fórum regional de turismo, o município angrense anuncia, enfim, a recriação do Conselho Municipal de Turismo (ConTur), desativado há dois anos. A primeira reunião deve acontecer já no mês de abril.

A proposta da prefeitura de recriação do Conselho Municipal de Turismo de Angra dos Reis (ConTur) foi aprovada em duas votações pelos vereadores. Desde 2016, a Câmara debatia o assunto mas, no ano passado, a prefeitura retirou o projeto de discussão e alterou a proposta elaborada durante o 3º Seminário de Turismo, em setembro de 2016. O projeto aprovado pelos vereadores retrocedeu em alguns pontos da proposta anterior feita ainda na gestão da ex-prefeita Conceição Rabha (2013-16).

Mudanças — A mudança mais significativa é sobre o caráter de consultivo dado ao Conselho. Ele deixa de ter tarefas de deliberação, delegando a maior parte das decisões à própria Fundação de Turismo (TurisAngra). Também houve mudanças na composição, aumentando o número de assentos para a própria prefeitura e recriando as ‘cadeiras’ dos corredores turísticos o que, na prática, já não funcionava nos últimos anos. Para o presidente da TurisAngra, porém, o novo Conselho será importante para o setor.

— Para a elaboração dos ajustes à Lei que regulamenta o Conselho, realizamos uma ampla discussão com variados atores do setor turístico, tanto da iniciativa privada quanto dos entes públicos — garantiu João Willy.

Entre as entidades que terão assento no novo ConTur estão a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), o Angra & Ilha Grande Convention & Visitors Bureau, a Associação de Barqueiros, entidades do comércio, meios de hospedagem da Ilha Grande e instituições de ensino. O Sebrae e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que haviam sido incluídos na proposta original em 2016, foram mantidos.

O Conselho de Turismo foi criado em Angra em 1995 e vem sendo revisado a cada dois anos, período que dura o mandato dos conselheiros. Desde a posse do atual governo de Angra, em janeiro de 2017, o grupo está desativado e sem representantes formais.
A nova composição terá 23 cadeiras entre representantes da própria prefeitura, da iniciativa privada, organizações empresariais e comunitárias. Entre as atribuições do ConTur foi mantida a função de ‘fiscalizar os resultados de planos e ações’ da Fundação, inclusive projetos oriundos da cobrança das taxas de turismo e de embarque.

Eleição — A eleição para definir os representantes das setoriais do novo ConTur acontecerá na próxima terça-feira, 26, às 10 horas, na Casa Larangeiras, no Centro de Angra. Serão eleitos dois representantes (titular e suplente) em áreas e localidades como táxi boats, entidades de comércio, instituições de ensino em Turismo e Guias de Turismo e os corredores turísticos do continente e Ilha Grande. A presença de representantes de corredores turísticos havia sido substituída na proposta de 2016 por entidades de turismo mas o atual governo achou por bem voltar ao formato anterior, que não deu certo e gerou um Conselho fraco e pouco representativo.

Fórum regional — Em outra linha de atuação e visando integrar os interesses turísticos dos municípios da Costa Verde, a prefeitura de Angra propôs reativar o Fórum Regional de Turismo da Costa Verde, desde 2011 sem reuniões. O encontro que marcará a volta do fórum será no dia 28 de março, às 14h, na Casa Larangeiras, no Centro de Angra, com a presença de representantes de Angra, Paraty, Mangaratiba e Rio Claro, além do trade turístico.

Na semana passada, o presidente da TurisAngra, João Willy, recebeu os secretários de Turismo de Paraty, Edson Moura Ribeiro; e Mangaratiba, Roberto Monsores; além do turismólogo da prefeitura de Rio Claro, Alexandre Nogueira, para discutir a ideia (foto).

— Vamos trabalhar em conjunto para desenvolver políticas de ordenamento e divulgação da Costa Verde, pois juntos somos mais fortes — destacou João Willy.

Fotos: Divulgação / PMAR + Arquivo

GOSTOU DESTE TEXTO?
Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome