Uma solenidade realizada na quarta-feira, 15, no Sindicato dos Estivadores, marcou o lançamento do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), criado pela Lei Municipal nº 3.755, de 7 de junho de 2018. O pleito que vai eleger os 14 conselheiros, sete do governo municipal e outros sete da sociedade civil, acontecerá no final do mês, na quinta-feira, dia 30.

Durante o evento de lançamento, educadoras destacaram que o Brasil enfrenta desafios para prover alimentação à população, sobretudo porque há indicadores que atestam a volta da fome em boa parte do território nacional.

— O momento que a gente está vivendo hoje é de vulnerabilidade. A fome vem avançando. Precisamos ter em cada município um grupo que pense junto com o governo — afirmou Rosa Alvarenga, representante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Para a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio de Janeiro, Karine Costa, a criação do conselho é um avanço.

— Parabenizo a secretaria de Desenvolvimento Social de Angra por esse primeiro passo na construção da política alimentar e nutricional. A partir disso precisamos de uma articulação: 17,8% dos municípios do Estado sofrem com a insegurança alimentar, uma situação muito grave — destacou Karine.

O Comsea de Angra será um espaço para o diálogo e a cooperação entre o governo municipal e a sociedade civil, na intenção de fornecer a formulação e também a fiscalização das políticas públicas direcionadas à garantia do direito humano à alimentação adequada. A criação do conselho é o primeiro passo para a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar Nutricional (Sisan). O advento da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) municipal e do Plano Municipal de Segurança Alimentar Nutricional são os próximos objetivos.

Foto: Wagner Gusmão/PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome