A prefeitura de Paraty acaba de receber uma premiação inédita pelo trabalho que está desenvolvendo na prevenção de acidentes de trabalho e no desenvolvimento de uma cultura de segurança no ambiente do funcionalismo público. No último dia 3, em São Paulo (foto abaixo), a cidade recebeu o prêmio ‘Proteção Brasil de Saúde e Segurança do Trabalho’ com a iniciativa batizada de ‘PartiCIPAtiva e o Programa de Melhoria da Cultura de Segurança’, iniciada em 2017.

Em entrevista ao Tribuna Livre, o engenheiro de segurança do trabalho da prefeitura, Fabrício Taucita, explicou que a iniciativa de Paraty foi escolhida como a melhor da região Sudeste do Brasil, à frente inclusive de outras iniciativas de grandes empresas privadas. Esta é a primeira vez que uma prefeitura recebe este tipo de prêmio pela sua Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), organismo que, aliás, muitas prefeituras deixam até mesmo de implantar.

— Foram 12 categorias premiadas e mais de 180 projetos, inclusive de grandes empresas como Land Rover, Nissan e Companhia Vale do Rio Doce, entre outras. E é a primeira vez que uma prefeitura tem o melhor projeto — disse Fabrício.

As ações de Paraty na área de segurança do trabalho foram revitalizadas a partir de 2017 com a decisão de reorganizar o serviço. Hoje são 12 ‘cipeiros’ atuando em toda a prefeitura com informações sobre uso de equipamentos, prevenção a doenças ocupacionais e acidentes. Setores com os de obras, educação e saúde são as que mais recebem atenção pelo grande número de servidores envolvidos e também por serem mais suscetíveis aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

— Nossa Cipa implementou um sistema de gestão capaz de proporcionar uma visão estratégica aos cipistas, tornando-os autônomos na resolução dos problemas. Estamos felizes porque o trabalho foi precedido de uma pesquisa com os servidores e isso ajudou a envolver mais os trabalhadores — garante Fabrício Taucita.

Para a presidente da Cipa da prefeitura, Marcilene de Paula, vencer o prêmio facilita no acesso aos servidores e ajuda na divulgação de uma cultura da segurança que, segundo ela, ainda precisa vencer desconfianças dos trabalhadores e práticas que mesmo gerando risco viraram maus hábitos.

— Sem dúvida isso vai facilitar a entrada da Cipa junto aos trabalhadores e também aos secretários, em geral. Nossa maior vitória é ter a possibilidade de melhorar as condições de trabalho e proporcionar um ambiente saudável e seguro aos nossos servidores — afirma ela, reconhecendo que ainda há dificuldades no trabalho e uma série de ações que ainda vão tornar o ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

(*) Publicado antes na edição impressa nº 221 do Tribuna Livre.

Fotos: Divulgação / PMP

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome