Depois de mais de 40 anos, a população de Paraty e visitantes estão em contagem regressiva para a reabertura do único cinema do município, o antigo Cine São Jorge, desativado nos anos 70, volta renovado e completamente moderno a partir da quinta-feira, 19. O novo Cinema da Praça devolve à população de Paraty o seu antigo cinema, agora inteiramente restaurado e reformado, com equipamento de cinema digital de alta qualidade. A entrega está marcada para às 20h, após quase oito meses de reforma. O projeto foi uma iniciativa da prefeitura de Paraty, em parceria com a Associação Paraty Cultural e com patrocínio da Petrobras, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado do Rio, além de apoio do BNDES e da organização Comunitas.

Para uma cidade que foi cenário de mais de 30 filmes e centenas de produções audiovisuais, o Cinema da Praça retoma os laços afetivos de Paraty com esse espaço, até então fechado, e reabre possibilidades emblemáticas: poder ir ao cinema ou vir a fazer cinema local, são perspectivas que o Cinema da Praça revela, como um espaço de difusão, formação e produção cultural em Paraty.

— O Cinema da Praça é um projeto feito por muitas mãos, muitas cabeças, muitos sonhos — explica a secretária de Cultura de Paraty, Cristina Maseda.

Cristina ressalta ainda que se trata de um espaço singular e significativo, por estar situado no coração da Praça da Matriz, ponto de encontro dos jovens da cidade.

— Vai ser um cinema não apenas de portas para dentro, mas de portas abertas para o mundo. Um lugar de convivência, de troca de ideias, onde muitos projetos e sonhos poderão ser realizados — acredita Cristina.

Reforma — O imóvel que abriga o novo cinema ganhou projeto contemporâneo, mantendo parte da configuração original – só comparável em suas dimensões, no Centro Histórico, às principais igrejas da cidade. O casarão passou pela primeira reforma em 1930, quando foi transformado em sobrado para abrigar o Cine São Jorge ou o ‘cinema do seu Pedro’, que funcionou até meados dos anos 1970. Entre a população mais antiga da cidade, a expectativa pela volta do espaço é enorme.

Fechado ou tendo outras destinações ao longo dos anos, o prédio foi adquirido pela prefeitura em 2015 para uma revitalização. Concluídas as primeiras fases da restauração, no segundo semestre de 2017, a obra seguiu para a conclusão, cumprindo as etapas do paisagismo, compra de mobiliário e equipamentos – com recursos captados junto ao BNDES, para a fase final.

— O sobrado carrega múltiplas camadas de história nas paredes de tijolos aparentes. Manter essas características, pertinentes a um equipamento público de cultura em uma cidade como Paraty, foi o que balizou todo o projeto — diz o arquiteto Marinho Velloso.

Cinema da Praça reestreia como um espaço cultural público, com uma sala de projeção de 80 lugares, com mobiliário que permite múltiplos usos. O espaço vai acolher – além de uma programação de qualidade, contemplando a diversidade do cinema e seus públicos – uma sala para leitura e pesquisa com acervo bibliográfico e multimídia, e uma sala multiuso destinada à formação em todos os aspectos do cinema e audiovisual, tendo como prioridade os jovens.

A programação de estreia prevê sessões durante o dia para estudantes e, à noite, ao público geral. A programação contemplará muitos gêneros, incluindo produções recentes e os clássicos, com atenção a filmes brasileiros. O espaço busca ainda atrairá a Paraty edições de mostras de cinema, como o já confirmado Festival Varilux de Cinema Francês, marcado para 4 a 12 de agosto deste ano.

Fotos: Associação Paraty Cultural e Prefeitura de Paraty

Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre.

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome