A Defesa Civil de Angra dos Reis, assim como a de Paraty, está em estado de atenção devido às fortes chuvas que atingiram a região desde ontem, quarta-feira, 7.  Em Angra, os primeiros alertas começaram a ser emitidos para a população, por SMS, na madrugada de quinta-feira, 8.  De acordo com a instituição, hoje, às 14h58, há previsão de maré alta, com 1 metro e 20 centímetros, o que exige total atenção daqueles que residem próximos a rios e em áreas de alagamentos.

Até o momento, moradores de algumas localidades de Angra receberam alerta para evacuação: Vila do Abraão e Praia do Bananal, na Ilha Grande; Balneário, Serra D’Água, Zungu, Areal, Banqueta, Morros do Tatu, Peres, Glória, Glória II e Monte Castelo no continente. Este número pode sofrer alterações de acordo com a precipitação das chuvas. A recomendação é de que quem more próximo das áreas de encostas e alagamentos procure o ponto de apoio das comunidades ou um lugar seguro para se abrigar. Além disso, foi registrada a queda de barreira no Morro da Cruz e queda de árvore sobre a rede elétrica na Praia do Machado.

 

O maior índice pluviométrico relacionado ao primeiro dia de chuva foi registrado na Vila do Abraão – 146 milímetros. Segundo os institutos metereológicos, há previsão de chuva até domingo, 11. Por conta disso, a população deve ficar atenta aos alertas emitidos pela Defesa Civil. Quem ainda não recebe os avisos, pode se cadastrar enviando um SMS para o número 40199, contendo o CEP da residência na mensagem do texto.

 

 

Paraty também em alerta

 

Na tarde desta quinta, 8, uma chuva forte assolou a cidade de Paraty. Nas redes sociais já há vários relatos de alagamentos e pequenos incidentes sem gravidade. A previsão da meteorologia é de mau tempo para toda a Costa Verde fluminense até domingo, 11. A Defesa Civil do município também acompanha a situação, inclusive quanto ao nível do rio Perequê-Açú, que tem previsão de maré cheia por volta das 14h. Os bairros de Colônia, Barra Grande e Taquari estão em estado de alerta devido ao nível elevado do rio. O bairro onde mais choveu foi Tarituba (155mm).

Na estrada Paraty-Cunha (RJ-165) há interdição nos dois sentidos em caráter emergencial. Foram identificados pontos com risco de deslizamento e de queda de árvores no trecho da estrada que corta o Parque Nacional da Serra da Bocaina. Na rodovia Rio-Santos (BR-101) não há interdições, mas é recomendada cautela aos motoristas, já que há muitos materiais na pista e quedas de barreiras nas proximidades de Ubatuba (SP).

 

Foto: divulgação / PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome