Segundo mais votado nas eleições em 2016, o vereador Canindé (MDB) viu renovada sua liderança este ano ao ter contribuído para a eleição dos deputados estadual e federal que apoiou e para quem pediu votos nas eleições de outubro. Vitorioso e com votação concentrada na região do 4º Distrito, o vereador, que está em Angra há 41 anos, agora crê ter ainda mais legitimidade popular para exercer o que ele chama de ‘oposição crítica’ ao governo do prefeito Fernando Jordão (MDB).

— Eu vou caminhar com minhas próprias pernas. Aqui na Câmara de Angra, em geral, tudo que chega vindo do prefeito é aprovado com facilidade, mas eu quero ter uma postura mais crítica — afirma Canindé.

Ele também reclama da lentidão do prefeito em acolher projetos de geração de empregos, o que para o parlamentar deveria ser a prioridade neste momento. Canindé afirma ter levado ao prefeito, pelo menos cinco sugestões de iniciativas empresariais que não tiveram, segundo o vereador, acolhida adequada pelo município, o que levou o parlamentar ao racha com o prefeito, a quem sempre apoiou desde a primeira eleição de Fernando, no ano 2000.

— Tem que parar com essa política de que o camarada coloca meia dúzia de flores numa praça e só por isso é o melhor prefeito. Angra tem que gerar é empregos — diz Canindé.

O parlamentar elogia os dois deputados eleitos com a sua ajuda. Sobre Jorge Felippe Neto (PSD), reeleito deputado estadual, diz que é um jovem ‘humano’ e brilhante com um futuro promissor. Canindé disse ter apoiado Felipe a partir de um pedido do ex-vereador Fiote (97-2004). Em relação ao Dr. Luizinho (PP), eleito deputado federal pela primeira vez, Canindé disse tê-lo apoiado em retribuição aos investimentos tornados possíveis em Angra quando Luizinho era o secretário de Estado da Saúde do Rio de Janeiro entre 2017 e 2018. Gratidão que estendeu-se para o apoio na eleição.

— Ele veio aqui quando o Fernando (Jordão) ganhou a eleição e ajudou a reabrir a UPA da Japuíba, sem o apoio dele e da Eletronuclear, não teria sido aberta. E depois ainda colaborou em outros projetos da saúde pública da cidade — lembrou o vereador, que fez questão de ressaltar que os votos obtidos em Angra (1.155) foram em confiança já que ‘não havia campanha do Luizinho aqui’.

Vereador de Mambucaba — Único vereador eleito com votos majoritariamente da região de Mambucaba, um dos maiores colégios eleitorais da cidade, Canindé diz que a comunidade que representa tem carências que a prefeitura de Angra ainda não enfrentou. Uma das demandas principais na área de infraestrutura é o combate aos alagamentos e enchentes, comuns no verão e na temporada de chuvas fortes, inclusive na avenida principal, repleta de estabelecimentos comerciais.

Canindé também cobra obras de asfaltamentos e a reforma ampla do posto de saúde do bairro. Sem isso, ele diz, o prefeito por lá ainda estará ‘queimado’, como diz o vereador.
Ele também cobra promessas que, segundo ele, teriam sido feitas pelo prefeito, entre elas a quadra e pista de Mambucaba, Boa Vista, Vila Histórica e Praia Vermelha.

Mesa Diretora — Apesar do anúncio de nove vereadores a favor de Helinho (PSB) na Presidência da Câmara em 2019/20, Canindé diz que nada está decidido. De fora do campo majoritário, ele diz que ainda há conversas em andamento e que ‘tudo pode mudar’ até 4 de dezembro, data da eleição da nova Mesa Diretora da Casa.

Fotos: Divulgação / CMAR

Publicado antes na edição 230 do jornal Tribuna Livre.

GOSTOU DESTE TEXTO?
Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome