Discutir as principais tecnologias aplicadas na área e os aspectos comerciais envolvidos no desenvolvimento da maricultura no estado do Rio de Janeiro. Este é o principal objetivo a ser apresentado e também debatido no XIII Seminário Estadual de Maricultura, que começa hoje, 21, em Angra dos Reis.

O seminário será realizado no Centro de Estudos Ambientais (CEA), desta terça-feira até quinta, 23. A abertura do evento foi efetuada às 15h, com um debate entre representantes de instituições ligadas à pesca sobre os programas de apoio à maricultura em andamento no estado. Pescadores da Costa Verde e da Região dos Lagos ofereceram depoimentos a respeito da situação atual da maricultura nas áreas em que atuam.

Na quarta, 22, no período da manhã, será realizada uma sessão técnica sobre o agronegócio da maricultura, a respeito da visão profissional para o setor na Região dos Lagos, a competitividade, os investidores e os aspectos técnicos do beneficiamento das vieiras; à tarde, outra sessão vai tratar das inovações aplicadas à maricultura, incluindo técnicas de biotecnologia, diagnóstico de doenças e tecnologia de assentamento remoto de vieiras.

O evento será finalizado na quinta, 23, com uma visita técnica ao pacote tecnológico do beijupirá, aplicado na Baía da Ilha Grande. Os participantes vão conhecer pessoalmente as tecnologias envolvidas na criação da espécie do peixe em tanque rede.

Aqueles que não conseguiram efetuar as inscrições para o seminário com antecedência podem fazê-las no próprio local do evento – R$ 40, 00. Maricultores, pescadores e estudantes, mediante apresentação de comprovante, pagam a metade do valor. O CEA fica na Avenida Almirante Jair Carneiro Toscano de Brito, s/nº, Praia da Chácara.

O XIII Seminário Estadual de Maricultura é realizado pelo Sebrae/RJ, Governo do Estado e Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).  O evento conta com a parceria da UERJ, prefeitura de Angra, Associação de Maricultores da Baía de Ilha Grande (Ambig), Instituto de Ecodesenvolvimento da Baía de Ilha Grande (IED-BIG) e Instituto de Pesquisas Marinhas, Arquitetura e Recursos Renováveis (Ipemar).

Fotos: Divulgação/PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome