O Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis vai sediar a partir de hoje, 17, até 21 deste mês, mais uma edição do “Primavera dos Museus”, que vai oferecer atividades gratuitas para toda a população. Sendo realizada anualmente desde 2007, a programação é resultado de uma parceria entre as instituições museológicas de todo o país e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, o evento, organizado pela prefeitura, contará com a mostra “Beleza de Angra dos Reis e suas influências culturais”, aberta ao público nesta segunda, 17, e podendo ser visitada, até sexta, 21, das 10h às 16h.

Também durante a semana, uma exposição interativa com trabalhos de alunos a respeito do patrimônio histórico de Angra dos Reis ficará disponível à visitação no largo do museu, das 10h às 14h.

A programação ainda conta com uma roda de conversa intitulada “Educação Patrimonial: um olhar de empoderamento e intervenção”, na quarta, 19, das 18h30 às 20h. O público-alvo são professores, alunos e demais interessados – para essa atividade serão oferecidas 50 vagas. As inscrições podem ser efetuadas pelo telefone (24) 3369-7589.

A atividade vai contar com a participação da professora Ana Maris de Figueiredo, responsável pela abordagem do tema; do diretor de Patrimônio Histórico do município, Alonso de Oliveira, que retratará a história dos museus da Costa Verde, e da professora de Turismo e História, Fátima Rosa, que vai falar sobre os atrativos culturais e materiais na trilha do Quilombo Santa Rita do Bracuhy.

– A proposta do evento é reunir a comunidade para conhecer a herança cultural dos museus, que possui valor material, imaterial e sentimental. Nosso objetivo é mobilizar quanto à preservação desse importante espaço cultural, deixando-o em condições para que possa ser herdado pelas gerações futuras – explica Alonso de Oliveira.

No intervalo da roda de conversa será apresentado pela Unirio – com o apoio do Ibram – um documentário sobre os museus de arte sacra de Angra, Paraty e Mangaratiba. O Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis, fundado em 1992 e inaugurado em 1994, funciona na Igreja de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte, no Centro.

 

Fotos: Wagner Gusmão/PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

 

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome