Menos de uma semana depois que a comunidade do Frade em Angra dos Reis viu-se novamente enredada no noticiário por causa da violência, a prefeitura local anunciou nesta quarta-feira, 18, uma série de ações e investimentos no bairro, que tem mais de 20 mil habitantes. De acordo com a própria prefeitura, as medidas devem-se à mobilização e reivindicações dos próprios moradores.

—  No mês passado, recebi no gabinete uma comissão de moradores do Frade que, durante um longo bate papo, apresentou reivindicações para o bairro. Naquele dia, solicitei aos meus secretários que, de maneira integrada, ampliassem a oferta de serviços públicos na comunidade. E isto já está acontecendo — explica o prefeito angrense, Fernando Jordão (MDB).

As ações envolvem o trabalho de várias secretarias municipais, sobretudo nas áreas de saúde, assistência social, esporte e lazer, manutenção e educação. Já nesta semana, equipes da prefeitura fizeram ações na parte alta do bairro, incluindo limpeza (foto), tapa-buraco e desobstrução de bueiros. Mas há ações em outras áreas também, além da manutenção.

No campo da Assistência Social e Esportes, por exemplo, a prefeitura vai ampliar os projetos de promoção da cidadania no Frade a partir do dia 23 deste mês. As escolinhas de futebol do Gol Social serão levadas também para a quadra poliesportiva do Morro da Constância, às terças e quintas, das 9h às 11h e das 14h às 16h. As aulas de capoeira também chegarão ao morro, sempre às segundas-feiras nos mesmos horários. Hoje estas aulas ocorriam apenas na parte baixa do Frade. Outra atividade física será ampliada é a Zumba. Agora haverá aulas da dança no Morro da Constância, às quartas-feiras em dois horários (9h e 14h).

Educação e cultura — Em ações voltadas ao público escolar, o projeto ‘Musicalizando’, parceria das secretarias de Cultura e Educação, ganhará novas turmas já na próxima semana. As aulas de violão, flauta doce e canto, que já acontecem na Escola Municipal Prefeito José Luiz Reseck, estarão disponíveis a toda a comunidade, com a idade mínima para participação de 14 anos.

Reforma do Posto de Saúde — Da saúde pública virá, porém, o maior investimento. Em reunião com representantes da comunidade nesta quarta-feira, 18, a secretaria municipal de Saúde anunciou que o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Frade entrará em reforma e que as cinco unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF’s) do bairro, que estavam desfalcadas, terão as equipes completas até o início de agosto.

— Faremos a intervenção no SPA para melhorar a unidade, que passa por problemas estruturais. Em paralelo, o Hospital de Praia Brava (HPB) abrirá para receber a população em atendimentos de urgência e emergência, inclusive em pediatria. Fortalecemos ainda a parceria com o HPB para a realização de exames, como raios-x e endoscopia. Antes a população precisava se deslocar até o Centro e agora teremos esses exames sendo realizados bem mais perto da população do Frade — anunciou o secretário de Saúde, Renan Vinícius.

Em relação à recomposição das equipes dos ESF’s, Renan disse que a lotação de enfermeiros e técnicos de enfermagem proporcionará ganho muito grande para o atendimento à população.

— Vai garantir mais a atenção à saúde. Por exemplo, teremos ação de vacinação em todos os módulos, assim como outras ações, como os preventivos. Já temos os médicos, alguns oriundos do programa Médico da Família, fruto de uma parceria da prefeitura com o Ministério da Saúde, e agora as equipes estarão completas. Além de médico terá enfermeiro, técnico de enfermagem, além dos agentes de saúde — destacou Renan.

Ainda falando na área da saúde, a prefeitura anunciou que os moradores terão uma ação itinerante para medição de pressão arterial e glicose, além de exames de eletrocardiogramas (ECGs). Dois veículos adaptados vão levar ao bairro a oferta de vacinas contra o sarampo e exames oftalmológicos.

Com informações da assessoria de comunicação da PMAR.

Fotos: Divulgação / PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome