A festa de aniversário pelos 517 anos do descobrimento de Angra dos Reis na madrugada deste sábado, 5, na sede do governo municipal, no Centro da cidade, marcará também a assinatura da ordem de serviço para o início da obra de duplicação da avenida Ayrton Senna, na Praia do Anil, intervenção que vai acabar com o estrangulamento do trânsito no trecho do Iate Clube Aquidabã e que, pelo projeto da prefeitura, dará ainda mais mobilidade no acesso à região central do município. O anúncio foi feito em primeira mão ao Tribuna Livre, pelo prefeito Fernando Jordão (MDB).

— É um presente que estamos dando à população, uma obra muito importante que estamos esperando há muito anos — disse o prefeito angrense, em entrevista no último domingo do ano passado.

A intervenção na via vem sendo perseguida há mais de 20 anos e é ousada e relativamente cara. O trabalho foi dividido em três trechos e tem previsão de durar até oito meses, orçado em mais de R$ 9,4 milhões, inteiramente custeados com recursos dos cofres do município. A obra enfrentava resistências de um grupo de seis famílias que têm imóveis no traçado pretendido para a nova via, além de impasses de licenciamento junto a organismos federais. Tanto o governo passado (2013-16) como o atual chegaram a cogitar fazer a construção passando por trás dos imóveis mas agora, após acordo com a prefeitura, estas casas serão demolidas. O ramal ferroviário que hoje passa ao largo da via será mantido, um compromisso assumido com a controladora da ferrovia, desativada desde 2010.

Ciclovia — A nova avenida Ayrton Senna não será exclusiva para os carros. Além das quatro pistas em ambos os sentidos, a avenida Caravelas (na Praia da Chácara) também terá intervenção, ganhando ciclovia e uma pista para caminhadas. No trecho do Clube Aquidabã (na área da náutica), cerca de nove metros foram cedidos ao município. A Estação de Tratamento de Esgoto da Praia da Chácara terá de ser removida para dar lugar à nova avenida.

Trevo — Fernando Jordão explicou que todo o trecho desde a entrada da cidade na rodovia Rio-Santos até o início da avenida Julio Maria, na Santa Casa, será todo repavimentado. A obra também resolverá outro estrangulamento, pouco antes da entrada do Marinas, na altura do shopping Piratas. Um talude será feito no local, com aterro, para alargar a curva e reduzir o risco de acidentes. Para o prefeito, a duplicação da Ayrton Senna mudará todo o aspecto da entrada da cidade e pode ser o início de um novo ciclo de intervenções que incluem melhorias na área da praia do Anil e até a sua eventual despoluição.

Fotos: Divulgação / PMAR

Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre (nº 237).

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome