Numa cerimônia realizada na tarde de sexta-feira, 9, no Centro de Estudos Ambientais (CEA) – Praia da Chácara –, foi assinada a ordem de serviço referente ao serviço de castração animal em Angra, assim como o projeto de lei relacionado à criação do Departamento de Bem-Estar Animal no município.

O departamento será ligado à Secretaria Executiva de Meio Ambiente e vai ser o responsável pelo serviço de castração social e outras ações ligadas à proteção dos animais. Para a oficialização do setor é necessário que a câmara aprove o projeto de lei que será enviado pela prefeitura solicitando a permissão para as alterações em sua estrutura.

Enquanto o Meio Ambiente dá seguimento a um processo licitatório, foi realizada uma contratação direta de castração animal, utilizando verba do Fundo Municipal de Meio Ambiente. As cirurgias ficarão por conta da veterinária Cães e Gatos e a prioridade será para os animais de rua.

Veterinária responsável pelo novo departamento que está sendo criado, Karen Ururahy explicou que, para o sucesso das castrações, será criado um cadastro dos animais, com fotos e descrições detalhadas sobre eles, incluindo as localidades onde costumam ficar. No pós-operatório eles serão acolhidos nas casas de protetores que estão sendo cadastrados pelo governo municipal.

– De todos os trabalhos que desenvolvemos, esse é o mais importante. Vamos mostrar para a sociedade de Angra que existe respeito, sim, que existe interesse, sim, pela causa animal. Para que tudo dê certo, contamos com o apoio de todos os protetores – declarou o secretário de Meio Ambiente, Mário Reis, que abriu o evento afirmando que Angra será referência no bem-estar animal.

O prefeito Fernando Jordão, que participou do evento, frisou o empenho e as cobranças por parte dos protetores dos animais. Segundo ele, foi por conta dessa atitude que as melhorias voltadas à área acabaram sendo concretizadas no município.

– Vocês nos mostraram o caminho que deveríamos seguir, por isso quero agradecer o trabalho de vocês e o trabalho das redes sociais, que também é importantíssimo para que a gente possa avançar, evoluir. Foi o movimento de vocês que tornou possível esse ato importante que estamos realizando hoje. Que a gente possa continuar interagindo e ampliando o atendimento aos animais em Angra dos Reis – falou o prefeito aos presentes na cerimônia.

Diversos protetores de animais fizeram questão de participar do evento. Eles aproveitaram a ocasião para entregar a Fernando Jordão um abaixo-assinado com cerca de seis mil assinaturas, solicitando as castrações gratuitas dos animais, que agora vão virar realidade.

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente também está em busca de doações. As pessoas interessadas em contribuir com a causa animal e doar cirurgias de castrações podem ligar para o telefone (24) 33654435, que também é utilizado para tirar as dúvidas da população sobre o assunto.

 

Foto: Wagner Gusmão / PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome