Evento sem fins lucrativos, que promove atividades ambientais de conscientização e ações para melhorar o meio ambiente, o Clean Up Day 2018 foi um sucesso em Angra, tanto de participação dos voluntários como de volume de resíduos coletados. A ação aconteceu no dia 15 de setembro, na Praia das Amendoeiras, na Ilha da Gipoia. Num dia lindo, com o mar apresentando água translúcida, sobraram ondas perfeitas para a tradicional apresentação de surf que é realizada durante a iniciativa na cidade.

Cerca de 100 voluntários foram transportados de escuna para a ilha e, com 10 minutos de trilha, chegaram a uma das praias mais bonitas da cidade. Na sequência, uma palestra foi ministrada pelo biólogo Fernando Moschen, a respeito do projeto e do meio ambiente, com ênfase nos impactos causados pelo mau gerenciamento dos resíduos sólidos nas cidades – ambiente marinho.

A Praia das Amendoeiras recebe grande quantidade de lixo devido às correntes marinhas, e 90% do que é encontrado vêm do continente, de embarcações e até mesmo de navios. Durante a limpeza foi coletada aproximadamente uma tonelada de lixo reciclável e não reciclável, entre plásticos, hastes de cotonete, garrafas pet, chinelos, flutuantes tipo espaguete, tambores de óleo e isopores.

Ao término da limpeza houve ainda mais um desafio: o transporte do lixo da praia até a embarcação, sendo necessário muito empenho dos participantes para atravessar a arrebentação. Todo o material foi direcionado para o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado no Cais do Carmo.

Neste ano diversas empresas de Angra apoiaram a iniciativa, que contou com a presença dos escoteiros, funcionários do Brasfels, equipe de mergulho Macau Dive – Rio de Janeiro –, estudantes de biologia e áreas afins e dos voluntários que todos os anos apoiam a iniciativa. Muitos pais presentes fizeram questão de levar seus filhos ao evento.

O objetivo do Clean Up Day não é apenas remover o lixo e objetos encontrados, mas conscientizar à população de que o lixo descartado de forma inadequada acaba chegando às praias pela chuva e pelos rios, afetando a vida marinha e poluindo as praias, que são verdadeiros tesouros turísticos.

Uma realização do Angra Surf Club, o Clean Up Day 2018 não seria possível sem o patrocínio de Iate Clube Aquidabã, Angra Ocean Turismo Náutico e Condomínio Portogalo, além de uma série de apoios fundamentais ao evento – Colégio Jean Piaget, Bammbú Açaí, Hostel dos Reis, Marina Costabella Angra, Sandubas, Yamaha Danimar, Pecten Consultoria Ambiental, Fedrizzi Angra, Navegue Temporada, Mergulhando e Educando, Global Master, Escoteiros de Angra e a promoção da Rádio Costazul FM.

 

Fotos: Divulgação

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome