Apontada como uma das prioridades pelo atual governo municipal, a saúde vem sendo alvo de ações pontuais em Angra dos Reis. Uma das iniciativas é o ‘Saúde Pertinho de Você’, ação que oferece atendimento a quem mora mais afastado das unidades básicas, por meio de uma carreta do programa que vai até às localidades. Na sexta-feira, 9, a iniciativa foi ao bairro Cantagalo, na divisa com Mangaratiba, e no sábado, 10, quem recebeu o programa itinerante foram os moradores de Jacuecanga (foto).

Nos dois dias em que as ações aconteceram, foram realizados 218 exames (sendo 64 mamografias, 52 densitometrias ósseas, 66 ultrassonografias e 36 eletrocardiogramas). O público-alvo do programa é formado por pessoas que já foram referenciadas pela secretaria municipal de Saúde nas unidades ambulatoriais nos bairros.

O ‘Saúde Pertinho de Você’ está prevista para acontecer quinzenalmente. Como a demanda na região da Japuíba ainda é grande, o programa será realizado novamente no bairro nos dias 22 e 23 de novembro. A carreta ficará estacionada em frente à praça do Campo da Porteira. Mais informações no telefone (24) 3377-6604.

Mutirão da cirurgias de catarata atende mais 87 pessoas

Mais 87 pessoas foram atendidas pelo mutirão de cirurgia de cataratas da prefeitura de Angra e estão na expectativa de voltar a enxergar melhor. As operações são realizadas no Hospital Geral da Japuíba (HGJ) e no sábado, 10, levaram até o prefeito Fernando Jordão (MDB) ao local para acompanhar os procedimentos pré-operatórios e conversar com os pacientes e familiares.

— Eu estive no HGJ e também conversei com os pacientes que não enxergavam direito. As pessoas estão felizes agora. A coisa mais linda é poder enxergar direito — declarou o prefeito durante a visita.

Antes das cirurgias do final de semana, outras 375 já haviam sido feitas, de julho até agora. Para o próximo ano estão sendo licitadas mais 800 operações.

— Eu já fiz a cirurgia da vista esquerda e agora vou fazer a da direita. É bom não precisar ir para o Rio ou para Resende. A minha recuperação foi tranquila, meu olho agora parece até um farol de milha — brincou o senhor Benedito Ribeiro Gonçalves, enquanto aguardava a sua vez de subir para o centro cirúrgico para nova operação.

Fotos: Anderson Tavares / PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome