Uma festa na noite da última quinta-feira, 20, marcou a abertura do novo cinema de Paraty, construído no mesmo sobrado no coração do Centro Histórico onde funcionou até os anos 70, o antigo Cine São Pedro. Agora moradores e turistas podem voltar a apreciar as projeções em tela grande, curtir a sétima arte de forma gratuita, sob a gestão da prefeitura municipal por meio da secretaria de Cultura. Durante a entrega do espaço, a secretária da pasta, Cristina Maseda, disse que devolver o cinema à população era um dos desafios e uma tarefa dada a ela pelo próprio prefeito Casé Miranda (MDB).

— Quando o prefeito me convidou para a secretaria eu pedi para pensar, em seguida perguntei a ele se íamos reabrir o cinema. Ele garantiu que sim. É um sonho realizado, sensação de dever cumprido — disse ela.

Maseda chamou a sala de projeção de ‘legado para o presente e o futuro’. O espaço não tem apenas o cinema, como destacou Casé. É também multiuso com vocação para o teatro, música e outras atividades culturais. Um ponto de cultura que terá vida intensa durante todo o ano. O vice-prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), lembrou que seu avô, Antonio Vidal, trabalhou no antigo cinema como projetista dos filmes e que a responsabilidade da prefeitura é proporcionar cada vez mais conquistas à população paratiense. Vidal também mandou recado aos pessimistas e à oposição política.

— Quando a gente trabalha de forma intensa e séria, os resultados aparecem e ficam longe da disputa política. Estou orgulhoso de estar aqui hoje e testemunhar esta entrega, fruto da gestão equilibrada da prefeitura e de muitas parcerias. É um dia feliz para Paraty — comemorou Vidal.

Aos gritos de ‘Paraty tem cinema’, foi descerrada a placa do Cinema da Praça Zé Kleber e abertas as portas para a primeira projeção do final de semana. Outros filmes foram exibidos nos dias seguintes, sempre com casa cheia. Como o cinema é gratuito, as entradas são entregues no próprio espaço cerca de uma hora antes de cada projeção. Um dos profissionais responsáveis pela projeção hoje é um bisneto do ‘seu Pedro’, o último gerente do Cine São Jorge. Por essas e outras coincidências, feliz, o prefeito de Paraty resumiu a emoção de toda a cidade e falou sobre as dificuldades do momento político nacional.

— A política hoje tá muito difícil, todos sabem. Mas nós aqui estamos conseguindo realizar as coisas com seriedade e muitas parcerias. Não tenho medo de ‘correr a sacolinha’ em prol da cidade e tenho encontrado muitos parceiros e amigos de Paraty, como tivemos aqui com o cinema — lembrou Casé.

O prefeito também comentou sobre o plano da prefeitura de trazer todos os sete mil alunos da rede pública e particular da cidade para assistirem às projeções no cinema. Crianças e adolescentes que, como ele lembrou, só há poucos anos em algumas comunidades das zonas rural e costeira, conheceram a energia elétrica.

— Vamos trazer todas elas aqui, para conhecerem o cinema. Esse projeto e o seu alcance não têm como dar errado. É muita energia positiva junta. Estou muito feliz — comemorou o prefeito.

Clique aqui para saber mais sobre o novo cinema de Paraty.

Fotos: Tribuna Livre

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome